Fonoaudiologia Educacional

O que é a fonoaudiologia educacional

O fonoaudiólogo, em parceria com a Educação, a partir de seus conhecimentos específicos relacionados à aquisição da leitura e escrita, linguagem oral, voz e audição, auxiliará a comunidade educacional no processo educativo.

Nesse contexto, pode atuar nas redes públicas e no setor privado de ensino, em todos os níveis e modalidades, inclusive nas esferas administrativas. A ação profissional também poderá ocorrer em organizações do terceiro setor ou em empresas que prestam serviços educacionais. O profissional pode ser contratado como estatutário, nos moldes da CLT, ou como prestador de serviços.

Proporciona suporte aos professores, responsáveis e apresenta desempenho frequentemente dos alunos.

O que é a fonoaudiologia educacional

É colaborar com o processo educativo. Para isso, as ações podem ser divididas em cinco eixos:

  • ACOLHIMENTO DA DEMANDA

    >> identificar as demandas da equipe escolar, dos familiares e dos alunos, por análise individual ou coletiva.

  • ANÁLISE DA SITUAÇÃO INSTITUCIONAL

    >> elencar aspectos fonoaudiológicos relacionados ao processo educativo;
    >> identificar fatores que possam afetar a saúde da coletividade escolar;
    >> observar o ambiente físico escolar em relação ao ruído, iluminação, acessibilidade, entre outros.

  • PROPOSIÇÃO DE ESTRATÉGIAS

    >> contribuir com a elaboração e o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico;
    >> planejar ações com o grupo gestor e a equipe técnica pedagógica;
    >> desenvolver ações educativas e pedagógicas para apoio e efetivação da aprendizagem na perspectiva da inclusão e do respeito à diversidade humana;
    >> oferecer suporte às atividades em sala regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de acordo com as diretrizes específicas vigentes do Ministério da Educação;
    >> otimizar o processo de alfabetização e letramento destacando as interrelações dos processos de linguagem, audição, fala, leitura e escrita;
    >> orientar atividades de promoção da comunicação oral e escrita a serem desenvolvidas pelos educadores;
    >> contribuir com o processo de alfabetização e letramento levando em conta as normativas vigentes para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, as especificidades do processo educativo e as diferentes metodologias educacionais;
    >> colaborar na adaptação dos espaços escolares e recursos pedagógicos, no que se refere a situações de comunicação e de aprendizagem;
    >> promover ações de saúde para a comunidade escolar, como por exemplo a saúde vocal e auditiva dos professores e alunos;
    >> fomentar o diálogo entre secretarias de saúde, educação, assistência social, entre outras, contribuindo para a integralidade de atendimento ao indivíduo e ao trabalho em rede;
    >> sensibilizar a comunidade escolar sobre as propostas a serem realizadas;
    >> propor atividades de formação continuada para a equipe escolar;
    >> apresentar ações de educação permanente a fim de promover reflexões sobre a prática pedagógica e as possibilidades de apoio familiar;
    >> intermediar campanhas que envolvam a otimização da comunicação e da aprendizagem no âmbito educacional;
    >> atuar em Núcleos de Apoio à Educação (NAE) e à Inclusão (NAI).

  • IMPLANTAÇÃO DAS PROPOSTAS

    >> estabelecer as prioridades de ações, de acordo as possibilidades e recursos de cada realidade;
    >> definir o planejamento estratégico, estabelecendo metas, prazos e responsáveis pela execução das ações;
    >> colaborar de forma integrada com o planejamento educacional;
    >> intermediar o diálogo entre familiares ou responsáveis, escola e os serviços de atendimento clínico externo para encaminhamentos e acompanhamentos de alunos e professores;
    >> participar de reuniões com representantes das secretarias de educação e de outros órgãos, com a comunidade ou grupos representativos desta, sempre que necessário;
    >> realizar estudos de caso, com os educadores envolvidos, a equipe multiprofissional e, se necessário, com a família ou responsáveis.

  • MONITORAMENTO DAS AÇÕES

    >> realizar visitas itinerantes às unidades escolares, de maneira sistemática...

    >> monitorar as ações implementadas por meio de instrumentos de avaliação...

    >> garantir que todos os alunos recebam intervenções necessárias...

    >> avaliar sistemática e continuamente as ações desenvolvidas.


    I - Atuar no âmbito educacional...

    II - Participar do planejamento educacional;

    III - Elaborar, acompanhar e executar projetos...

    IV - Promover ações de educação dirigidas à população escolar...


    Art. 3º - Competências do especialista em Fonoaudiologia Educacional

    1. Área do Conhecimento: O profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional deve conhecer...

    2. Função: Colaborar no processo de ensino-aprendizagem...

    3. Amplitude: Todas as esferas administrativas e autarquias educacionais voltadas à Educação Básica...

    4. Competências/Processo Produtivo:

    • Participar do diagnóstico institucional...
    • Atuar de modo integrado à equipe escolar...
    • Desenvolver ações educativas...
    • Desenvolver ações institucionais...
    • Participar das ações do AEE...
    • Orientar a equipe escolar...
    • Elaborar e acompanhar projetos educacionais...
    • Atuar em consultoria e assessoria fonoaudiológica...
    • Participar de Conselhos de Educação...
    • Processos de formação continuada...
    • Realizar e divulgar pesquisas científicas...

    4.1: Na educação especial e/ou inclusiva...

    4.2: Na educação bilíngue para surdos...


    Art. 4º: É vedado ao fonoaudiólogo realizar atendimento clínico/terapêutico dentro de instituições educacionais...


    Benefícios da Fonoaudiologia Educacional

    Linguagem Infantil

    Linguagem é o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo, pesquisa, promoção...

    3.2: O Fonoaudiólogo com especialização na área da Linguagem...

    3.3: O domínio do especialista inclui:

    • Processos de aquisição da linguagem oral;
    • Modelos de diagnóstico funcional dos transtornos da linguagem oral;
    • Distúrbios fonológicos e específicos de linguagem;
    • Transtornos associados a perdas auditivas, deficiências, distúrbios do desenvolvimento;
    • Aprendizagem e transtornos da linguagem escrita;
    • Modelos linguísticos de aquisição;
    • Transtornos de fluência (gagueira, taquilalia...);
    • Distúrbios de linguagem adquiridos (neurogênicos, cognitivos, etc);
    • Intervenções, sistemas computadorizados e alternativos de comunicação.

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