O fonoaudiólogo, em parceria com a Educação, a partir de seus conhecimentos específicos relacionados à aquisição da leitura e escrita, linguagem oral, voz e audição, auxiliará a comunidade educacional no processo educativo.
Nesse contexto, pode atuar nas redes públicas e no setor privado de ensino, em todos os níveis e modalidades, inclusive nas esferas administrativas. A ação profissional também poderá ocorrer em organizações do terceiro setor ou em empresas que prestam serviços educacionais. O profissional pode ser contratado como estatutário, nos moldes da CLT, ou como prestador de serviços.
>> identificar as demandas da equipe escolar, dos familiares e dos alunos, por análise individual ou coletiva.
>> elencar aspectos fonoaudiológicos relacionados ao processo educativo;
>> identificar fatores que possam afetar a saúde da coletividade escolar;
>> observar o ambiente físico escolar em relação ao ruído, iluminação, acessibilidade, entre outros.
>> contribuir com a elaboração e o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico;
>> planejar ações com o grupo gestor e a equipe técnica pedagógica;
>> desenvolver ações educativas e pedagógicas para apoio e efetivação da aprendizagem na perspectiva da inclusão e do respeito à diversidade humana;
>> oferecer suporte às atividades em sala regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de acordo com as diretrizes específicas vigentes do Ministério da Educação;
>> otimizar o processo de alfabetização e letramento destacando as interrelações dos processos de linguagem, audição, fala, leitura e escrita;
>> orientar atividades de promoção da comunicação oral e escrita a serem desenvolvidas pelos educadores;
>> contribuir com o processo de alfabetização e letramento levando em conta as normativas vigentes para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, as especificidades do processo educativo e as diferentes metodologias educacionais;
>> colaborar na adaptação dos espaços escolares e recursos pedagógicos, no que se refere a situações de comunicação e de aprendizagem;
>> promover ações de saúde para a comunidade escolar, como por exemplo a saúde vocal e auditiva dos professores e alunos;
>> fomentar o diálogo entre secretarias de saúde, educação, assistência social, entre outras, contribuindo para a integralidade de atendimento ao indivíduo e ao trabalho em rede;
>> sensibilizar a comunidade escolar sobre as propostas a serem realizadas;
>> propor atividades de formação continuada para a equipe escolar;
>> apresentar ações de educação permanente a fim de promover reflexões sobre a prática pedagógica e as possibilidades de apoio familiar;
>> intermediar campanhas que envolvam a otimização da comunicação e da aprendizagem no âmbito educacional;
>> atuar em Núcleos de Apoio à Educação (NAE) e à Inclusão (NAI).
>> estabelecer as prioridades de ações, de acordo as possibilidades e recursos de cada realidade;
>> definir o planejamento estratégico, estabelecendo metas, prazos e responsáveis pela execução das ações;
>> colaborar de forma integrada com o planejamento educacional;
>> intermediar o diálogo entre familiares ou responsáveis, escola e os serviços de atendimento clínico externo para encaminhamentos e acompanhamentos de alunos e professores;
>> participar de reuniões com representantes das secretarias de educação e de outros órgãos, com a comunidade ou grupos representativos desta, sempre que necessário;
>> realizar estudos de caso, com os educadores envolvidos, a equipe multiprofissional e, se necessário, com a família ou responsáveis.
>> realizar visitas itinerantes às unidades escolares, de maneira sistemática...
>> monitorar as ações implementadas por meio de instrumentos de avaliação...
>> garantir que todos os alunos recebam intervenções necessárias...
>> avaliar sistemática e continuamente as ações desenvolvidas.
I - Atuar no âmbito educacional...
II - Participar do planejamento educacional;
III - Elaborar, acompanhar e executar projetos...
IV - Promover ações de educação dirigidas à população escolar...
1. Área do Conhecimento: O profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional deve conhecer...
2. Função: Colaborar no processo de ensino-aprendizagem...
3. Amplitude: Todas as esferas administrativas e autarquias educacionais voltadas à Educação Básica...
4. Competências/Processo Produtivo:
4.1: Na educação especial e/ou inclusiva...
4.2: Na educação bilíngue para surdos...
Art. 4º: É vedado ao fonoaudiólogo realizar atendimento clínico/terapêutico dentro de instituições educacionais...
Linguagem é o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo, pesquisa, promoção...
3.2: O Fonoaudiólogo com especialização na área da Linguagem...
3.3: O domínio do especialista inclui:
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