Emite outros sons diferentes de chorar Reage a sons altos Observa você enquanto você se move Olha para um brinquedo por vários segundos Mantém a cabeça erguida quando está de bruços Move os dois Braços e as duas pernas coordenados Abre as mãos brevemente
Faz sons como “oooo”, “aahh” Faz sons quando você fala com ele Vira a cabeça para o som de sua voz Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama ou a mamadeira Olha para suas mãos com interesse Mantém a cabeça firme sem apoio quando você está segurando-o Segura um brinquedo quando você coloca na mão dele Usa os braços para balançar brinquedos Traz as mãos para a boca Empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos/ antebraços quando deitado de barriga para baixo
Se reveza fazendo sons com você Sopra “saliva” coloca a língua para fora e sopra Faz barulhos agudos como “gritinhos Coloca coisas na boca dele para explorá-las Alcança para pegar um brinquedo que ele quer Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida. Vira de supino para prono (de barriga para cima para barriga para baixo) Empurra o seu corpo com braços esticados quando deitado em prono (barriga para baixo) Apoia-se nas mãos para se sustentar quando sentado
Faz sons diferentes como “mamamama” e “babababa” Levanta os braços para ser pego Procura objetos quando jogados fora de vista (como sua colher ou brinquedo) Bate duas coisas juntos Chega a uma posição sentada sozinho Move as coisas de uma mão para a outra Usa os dedos para “angariar” comida para si mesmo Senta-se sem suporte
Acena “adeus”, “tchau” Chama “mamã” ou “papá” ou outro nome especial Entende “não” (faz uma pausa breve ou pára quando você diz isso) Coloca algo em um recipiente, como um bloco em um copo Procura coisas que ele vê você esconder, como um brinquedo debaixo de um cobertor Puxa para cima para ficar em pé Caminha, segurando nos móveis Bebe de um copo sem tampa, enquanto você o segura Pega as coisas entre o polegar e o indicador, como pequenos pedaços de comida
Tenta dizer uma ou duas palavras além de “mama” ou “dada”, como “bo” para bola ou “auau” para cachorro Olha para um objeto familiar quando você o nomeia Segue instruções dadas com um gesto e palavras. Por exemplo, ele te dá um brinquedo quando você estende a mão e diz: “Dê-me o brinquedo.” Aponta para pedir algo ou para obter ajuda Tenta usar as coisas da maneira correta, como um telefone, copo ou livro Empilha pelo menos dois pequenos objetos, como blocos Dá alguns passos por conta própria Usa os dedos para se alimentar com um pouco de comida
Tenta dizer três ou mais palavras além de “mamãe” ou “papá” Segue instruções sem gestos, como dar-lhe o brinquedo quando você diz, “me dá” Copia você fazendo tarefas, como varrer com uma vassoura Brinca com brinquedos de uma maneira simples, como empurrar um carro de brinquedo Caminha sem se segurar em ninguém ou em nada Rabisca Bebe em um copo sem tampa e pode derramar às vezes Alimenta-se com os dedos Tenta usar uma colher Sobe dentro e fora de um sofá ou cadeira sem ajuda
Aponta para as coisas em um livro quando você pergunta, como “Onde está o urso?” Diz pelo menos duas palavras juntas, como “Mais leite”. Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando você pede a ele para mostrar-lhe Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como mandar um beijo ou acenar sim com a cabeça Segura algo em uma mão enquanto usa a outra mão; por exemplo, segurando um recipiente e tirando a tampa Tenta usar interruptores, botões Tenta usar interruptores, botões Brinca com mais de um brinquedo ao mesmo tempo, como colocar comida de brinquedo em um prato de brinquedo Chuta uma bola Corre Sobe (não escala) até algumas escadas com ou sem ajuda Sobe (não escala) até algumas escadas com ou sem ajuda
Fala cerca de 50 palavras Diz duas ou mais palavras, com uma palavra de ação, como “Corre cachorro!” Nomeia coisas em um livro quando você aponta e pergunta: “O que é isso?” Diz palavras como “eu”, “você” ou “nós” Usa coisas para fingir, como alimentar uma boneca com um bloco como se fosse comida Mostra habilidades simples de resolução de problemas, como ficar em pé em um banquinho para alcançar algo Segue instruções de duas etapas como “Coloque o brinquedo no chão e feche a porta.” Mostra que ele sabe pelo menos uma cor, como apontar para um lápis vermelho quando você pergunta: “Qual é vermelho?” Usa as mãos para torcer coisas, como virar maçanetas ou abrir tampas Tira algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma jaqueta aberta Pula do chão com os dois pés Vira páginas de livros, uma de cada vez, quando você lê para ela
Conversa com você usando pelo menos duas trocas de turno Pergunta “quem”, “o quê”, “onde” ou “por quê”, como “Onde está a mamãe/papai?” Diz que ação está acontecendo em uma imagem ou livro quando perguntado, como “correr”, “comer” ou “jogar” Diz o primeiro nome, quando perguntado Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na maioria das vezes Desenha um círculo, quando você mostra a ele como Evita tocar objetos quentes, como um fogão, quando você o avisa Alinhava ítens juntos, como contas grandes ou macarrões Veste algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma jaqueta Usa um garfo
Diz frases com quatro ou mais palavras Diz algumas palavras de uma canção, história ou rima infantil Fala sobre pelo menos uma coisa que aconteceu durante o seu dia, como “Eu joguei futebol”. Responde perguntas simples como “Para que é um casaco?” ou “Para que é um lápis?” Nomeia algumas cores de objetos Conta o que vem a seguir em uma história bem conhecida Desenha uma pessoa com três ou mais partes do corpo Pega uma bola grande na maior parte do tempo Serve a si mesmo comida ou água, com supervisão de adultos Desabotoa alguns botões Segura lápis ou lápis entre os dedos e o polegar (não no punho)
Conta uma história que ouviu ou inventou com pelo menos dois eventos. Por exemplo, um gato ficou preso em uma árvore e um bombeiro o salvou. Responde perguntas simples sobre um livro ou história depois de lê-lo ou contá-lo a ele Mantém uma conversa com mais de três trocas de ideias/turnos Usa ou reconhece rimas simples Conta até 10 Nomeia alguns números entre 1 e 5 quando você aponta para eles Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”, “amanhã”, “manhã” ou “noite” Presta atenção durante 5 a 10 minutos durante as atividades. Por exemplo, durante o tempo da história ou fazendo artes e artesanato (o tempo de tela não conta) Escreve algumas letras do seu nome Nomeia algumas letras quando você aponta para elas Abotoa alguns botões Pula em um pé
Fonte: cartilha de pediatria
Envie uma mensagem ou clique no link do WhatsApp.
contato@fonoporduda.com.br
(21) 98232-3525
Rua Miguel de Frias, 77 sala 703 Icaraí - Niterói